quinta-feira, 28 de maio de 2009

O que podia ser o paraíso vira pesadelo….



















E altura de parar os sucessivos atentados ambientais da ribeira, que na manha de 26 de Maio teve mais um capítulo com uma nova descarga efectuada pela Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) na ribeira Ajax que passa pela freguesia de Nespereira/ Gouveia. No curso de água são bem visíveis sinais de dejectos a boiar a tona na água. A descarga começou a ser sentida hoje de manhã, sendo visível a espuma e a cor negra das águas bem como o cheiro intenso a dejecção. A descarga terá sido realizada nesta madrugada (26 Maio), dias antes as autoridades estiveram no local multando a câmara e nada foi feito até então e as descargas continuam.
A descarga põe em causa a agricultura de subsistência da freguesia visto que o regadio se faz com estas águas. Contudo deve ser uma questão de princípios, uma entidade não pode fazer as coisas desta forma. Não pode abrir um canal para uma ribeira e fazer uma descarga com certeza existem outras formas.
Mas a situação já não é nova numa pesquisa realizada no sítio da internet
http://www.freipedro.pt/tb/250997/reg1.htm “ verificamos que já data de alguns anos e mesmo assim tudo continua na mesma.
É altura de fazer algo….

Nenhum comentário: